top of page

Do que você tem medo?


O medo é uma emoção que, desde o início da história, se fez presente como parte da existência do homem. O medo tinha a função de proteger o homem dos perigos e ameaças a sua sobrevivência, com o objetivo de mantê-lo vivo e seguro.


Hoje, porém, temos recursos e tecnologias suficientes que nos oferecem segurança. Mas por que será que ainda sentimos medo?


Imagina se você atravessasse uma BR sem olhar se vem carro? Nossos medos nunca deixarão de existir, porque eles cumprem uma função: nos proteger diante de um perigo.


Mas quando esses medos não estão ligados a um perigo ou ameaça evidentes, como medo de falar em público, medo de dirigir, medo de sair sozinha(o), medo de não conseguir um emprego, medo de ser rejeitada(o), medo de ser traída(o), medo do que os outros pensam sobre você (e por aí vai), eles estão relacionados a uma percepção de si mesma(o) e escondem uma ideia de incapacidade e insuficiência, que acaba nos paralisando, nos impedindo de enfrentá-los.

Enquanto esses medos não forem trabalhados, os mecanismos racionais da sua mente ficarão desativados, então naturalmente você não conseguirá racionalizar sobre como poderia enfrentá-los e, consequentemente, passará a viver evitando situações em que ele possa aparecer. Assim, esse medo só ganha mais força.


A melhor forma de vencer aqueles medos que não estão ligados a um perigo evidente é enfrentando, se expondo, de modo que você também vá adquirindo recursos internos e externos para lidar com eles. Com ajuda profissional, esse caminho se torna mais fácil e possível.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page