top of page

É crise de ansiedade ou crise de pânico?

Atualizado: 15 de mai. de 2023


Imagem: Edvard Munch, Entre o relógio e a cama


É comum a gente ouvir relatos de pessoas dizendo que tiveram uma “crise de ansiedade”. Mas você sabe exatamente o que é uma crise ansiedade, e qual a diferença dela para a crise de pânico?


A palavra crise, ou ataque, se refere a uma coisa que começa e termina de forma abrupta, durando pouco tempo.

Na crise de ansiedade, o estado de humor predominante é, óbvio, a ansiedade, que tem a ver com uma preocupação em relação ao futuro, mas o que nos preocupa pode ou não acontecer, não é certo.

Pra entender melhor, imagina que você já foi mordido por cachorro e tem medo deles. Se você de fato vir um cachorro bravo na sua frente, você vai sentir medo. Mas se você tá andando e só ouve o latido do cachorro, você vai se sentir ansioso, ou seja, você fica preocupado porque pode ser atacado por um cachorro, mas não é certo. Ele pode tá preso, ou ser manso, enfim.

Em resumo, é como se na ansiedade não existisse um risco imediato de acontecer uma coisa ruim com a gente.

Já o pânico é diferente. Aqui, nossa mente interpreta que a gente está em perigo iminente, mesmo que seja só imaginação. Então vem uma reação de medo muito forte, geralmente com o receio de que a gente vai perder o controle ou ter um ataque cardíaco. Esse medo vem junto com vários sintomas físicos, como palpitação, suor frio, falta de ar.

O ataque de pânico pode acontecer com gatilhos, como a morte de uma pessoa próxima ou um estresse muito grande, ou sem gatilho nenhum. Só quando a pessoa tem desses ataques de pânico sem gatilho é que a gente começa a pensar no transtorno de pânico.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page