Quando procurar um médico Acupunturista?


A Acupuntura é normalmente lembrada como um tratamento eficaz para os quadros de dor, como a dor lombar crônica, a enxaqueca, a dor de cabeça tensional, a fibromialgia e a dor em pessoas com câncer. Mas suas aplicações clínicas vão muito além disso.


A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a Acupuntura é indicada. Se considerarmos o que diz a Medicina Tradicional Chinesa, esse número sobe para cerca de 300 condições. Entre os quadros não dolorosos para os quais a Acupuntura tem eficácia comprovada pela Medicina Ocidental, podemos citar o controle de náuseas e vômitos, comuns no pós-operatório de diversas cirurgias ou em quem está sob quimioterapia, a rinite alérgica e os fogachos (ou “calorões) associados à menopausa.


E como a Acupuntura age em condições tão diferentes? A inserção das agulhas estimula a liberação de substâncias químicas no organismo, que têm efeito analgésico e anti-inflamatório. Com isso, a Acupuntura não apenas alivia a dor, mas também reduz espasmos e contraturas dos músculos, melhorando a mobilidade das articulações, e ajuda a controlar sintomas decorrentes de determinadas doenças.


A Acupuntura pode ainda ser útil para quem deseja reduzir o uso de medicamentos, tanto para os casos agudos como para os crônicos. É uma terapia segura, com praticamente nenhum efeito colateral - especialmente quando comparada ao uso de medicações - e que promove resultados relativamente rápidos. No quadro de dor, por exemplo, é possível um alívio completo já na primeira sessão.

Muitas pessoas também procuram a Acupuntura como forma de manutenção da saúde, sem que necessariamente estejam doentes. Isso porque, para a Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura é uma forma de manter o equilíbrio do organismo em si mesmo e com o meio a sua volta.

Ela pode ser aplicada em pessoas de todas as idades com bem poucas contraindicações. Entre elas, estão as infecções de pele generalizadas e nas vésperas do trabalho de parto, que pode ser acelerado pelas substâncias liberadas no organismo com o estímulo das agulhas.

Em resumo, a Acupuntura é uma ferramenta poderosa tanto no tratamento de doenças como na manutenção da saúde. Dependendo do caso, pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras abordagens terapêuticas. Se você tiver alguma dúvida a respeito, envia aqui embaixo que a gente ajuda a esclarecer.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo