top of page

Será que sou bipolar?

Atualizado: 12 de abr. de 2023


Será que sou bipolar?

É muito comum a gente ouvir alguém dizendo que "fulano é bipolar" pra descrever uma pessoa que cada hora tá de um jeito: acorda de bom humor, dali a pouco tá irritada, depois parece que nada aconteceu e assim vai.


Mas o transtorno bipolar não é exatamente isso.


No transtorno bipolar, essas mudanças de humor não costumam acontecer ao longo de um mesmo dia, mas sim ao longo de vários dias ou até semanas. Por exemplo, a pessoa apresenta um período em que fica mais irritada, mais ativa, começa a fazer várias coisas ao mesmo tempo, dorme menos e se sente descansada, faz algumas coisas sem pensar, entre outros comportamentos, e tudo isso dura algum tempo.


Outra diferença é que, quando uma pessoa apresenta aquela instabilidade do humor ao longo do mesmo dia, isso tá muito ligado a características da sua personalidade, da forma como a pessoa é no mundo. É como se essa instabilidade fosse algo estável, esperado, previsível ao longo do tempo. Ela também tá ligada a acontecimentos externos: por exemplo, a pessoa recebeu uma notícia ruim e fica irritada, ou aconteceu algo de bom e a pessoa fica bem.


No transtorno bipolar, as mudanças do humor são claramente diferentes do comportamento habitual da pessoa e não necessariamente elas são uma reação esperada a algo que aconteceu na vida da pessoa. Então ela tá agindo de uma determinada forma, e aos poucos começa a dormir menos, a se sentir mais alegre ou irritada que o habitual, a falar mais e mais rápido e até a ter ideias que não correspondem com a realidade.


Você sabia dessas diferenças? Se essa informação foi importante para você, compartilha com outras pessoas que você acha que ainda não sabem.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page