top of page

Todo mundo precisa de terapia?

Atualizado: 31 de mai. de 2023


Todo mundo precisa de terapia?

Algumas pessoas levantam a máxima de que "todo mundo precisa fazer terapia", mas, de fato, será que precisa mesmo?


O primeiro ponto a ser esclarecido é que o termo terapia está relacionado com práticas de uma forma geral que possam oferecer bem-estar ao usuário, porém, quando falamos de psicoterapia, nos referimos a intervenções terapêuticas baseadas em abordagens psicológicas que visam oferecem melhoria da saúde mental. Em suma, fazer uma trilha com amigos ou ser praticante de algum esporte pode ter terapêutico, mas não se trata de psicoterapia.


Dito isso, voltamos à pergunta inicial, salvo correções: Todos precisam fazer psicoterapia? Pasme: a minha resposta será “não!”. A psicoterapia é indicada para aqueles que desejarem se desenvolver em termos de saúde mental, bem-estar psíquico, aspectos cognitivos e/ou comportamentais. Entrar num processo psicoterapêutico, seja lá de qual abordagem for, por obrigatoriedade, vontade de terceiros, ou mesmo por modismo não te levará a lugar nenhum.


Porém, se de alguma forma você acredita que deveria estar diante de um profissional treinado para ter uma escuta atenciosa, que te ajude a direcionar seu olhar para questões relevantes do seu desenvolvimento, bem como cuidar das suas emoções, comportamentos e pensamentos, a psicoterapia será bem-vinda na sua vida e te digo: você poderá se surpreender com os benefícios dela.


Mas o que seriam abordagens psicológicas? Uma abordagem psicológica é o referencial teórico e metodológico que guia o psicólogo no entendimento a respeito do comportamento e emoções do sujeito. Existem diversas abordagens que focam no momento presente, outras priorizam o contexto histórico em que a pessoa se desenvolveu, entre outras possibilidades. Não existe uma abordagem psicológica melhor que outra, a escolha deverá ser feita a partir da demanda do paciente, bem como de sua identificação pessoal.


Que tal encontrar um psicólogo para sua vida?

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page